Governo lança edital de licitação para concessão do Parque Estadual da Serra Furada
O Governo de Santa Catarina publicou nesta segunda,, 21, o edital de licitação para a concessão de uso de atrativos turísticos do Parque Estadual da Serra Furada, localizado nos municípios de Grão-Pará e Orleans, no Sul catarinense.
A concessão tem a finalidade de viabilizar e aprimorar a visitação e o turismo ecológico, diversificar atrativos, ampliar o leque de visitantes, além de garantir mais segurança aos usuários.
O valor estimado do contrato é de R$ 136 milhões para 30 anos de concessão e inclui investimentos obrigatórios do concessionário em estruturas, além dos custos e despesas na operação dos serviços durante todo o período.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi, a concessão vai modernizar o parque, fomentando o turismo e a geração de renda, além da conscientização ecológica:
SONORA
Os primeiros três anos de concessão preveem investimentos obrigatórios pelo concessionário em R$ 9,6 milhões.
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, explica que a concessão representa mais incentivo ao lazer, ao turismo sustentável e ao desenvolvimento econômico, principalmente para as comunidades do entorno do Parque.
SONORA
O projeto prevê isenção na cobrança de ingressos para crianças de até seis anos, moradores da zona de amortecimento do Parque, estudantes e professores da rede pública de ensino, além de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Moradores dos municípios do entorno do parque terão 50% de desconto.
A proposta engloba, ainda, a construção e a implementação de centro de visitantes, restaurante, melhorias nas trilhas, mirantes, orquidário, arvorismo, tirolesa, observatório astronômico, entre outros equipamentos.
Repórter: Marcos Lampert