Semae realiza reunião para retomar elaboração de políticas de educação ambiental no Estado
Nesta sexta-feira, 18, a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) realizou a segunda reunião do ano da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina (Ciea/SC). O encontro virtual contou com a presença de representantes de diferentes instituições e teve o objetivo de retomar as atividades de elaboração e implementação de políticas de educação ambiental para Santa Catarina.
A reunião iniciou com uma apresentação para relembrar os fundamentos e pontos chaves do Programa Estadual de Educação Ambiental e em seguida continuou com uma breve explanação sobre o papel da Semae dentro da Comissão. Houve presença de representantes da Alesc, do Ima, da Defesa Civil, da UFSC, da Furb, da Univali, da Fundação Gaia, da Secretaria da Educação, da Unoesc, da Casan e da Fiesc.
Representando a Semae, participou a gerente de Integração e Planejamento Ambiental, Monica Koch.
O secretário da Semae, Ricardo Guidi, enfatiza que o trabalho da Ciea/SC contribui para o desenvolvimento da educação ambiental formal, informal e não informal no Estado, ou seja, dentro e fora do meio acadêmico. “Vamos seguir as diretrizes do governador Jorginho Mello para tornar Santa Catarina referência em educação ambiental, mas, para isso, precisamos de políticas públicas fortalecidas na área. Uma maneira de atingir isso é através do trabalho da Ciea/SC, que tem a Semae como presidência”, afirma.
O Ciea/SC é um órgão colegiado vinculado à Semae e tem a finalidade identificar, analisar e propor ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental no Estado. No total, 28 instituições participam do órgão de forma paritária e a gestão é de responsabilidade da Semae e da Secretaria de Educação (Sed). A criação da Comissão foi criada para atingir os objetivos da lei que instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental.
Texto: Pablo Mingoti