No mês do Agosto Lilás, instalação em Irineópolis sensibiliza sobre violência doméstica
A praça em frente à igreja matriz de Irineópolis amanheceu diferente esta semana.
Cerca de 200 pares de sapatos vermelhos foram espalhados pelo local, acompanhados por cruzes de madeira e camisetas que trazem frases ditas por agressores durante atos de violência contra as mulheres.
Inspirada na instalação “Zapatos Rojos”, da artista mexicana Elina Chauvet – que passou várias cidades da Europa, além da América Latina, México e Estados Unidos – a ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social da cidade busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate à violência doméstica e feminicídio.
A exposição integra a programação do Agosto Lilás, mês de intensificação da campanha contra a violência, que contará ainda com palestras e atividades com objetivo de levar mais orientações sobre legislação e apoio às vítimas.
Neste ano, a campanha traz como tema: “ O mundo que a gente quer não tem violência contra a mulher”. A equipe da Assistência Social contou com o apoio da Secretaria de Urbanismo para a realização da exposição.
Ainda na quinta-feira foi realizada a palestra com a advogada Fernanda Karoline Adami, além de atividades especiais que promovem movimento e reflexão sobre a violência. Na sexta-feira (18) é a vez dos homens que integram os programas e grupos da assistência social participarem de palestras sobre o tema.
Uma dessas iniciativas é o projeto “Dona de mim”, que promove palestras, cursos de qualificação profissional e atividades que contribuem para a emancipação social das mulheres atendidas.
Além de campanhas de conscientização pelo fim da violência, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Irineópolis também realiza um trabalho constante na defesa, proteção e empoderamento das mulheres.
Segundo dados do CRAS da cidade, pelo menos 10 mulheres já procuraram o Centro para denunciar violência sofrida. Além desses, há também um número significativo de pedidos de proteção com confecção de Boletins de Ocorrência, na delegacia da cidade.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) segue com a programação do mês de enfrentamento à violência contra a mulher, o Agosto Lilás, com o intuito de combater a violência doméstica em todas as suas formas, promover a igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos.
Repórter: Kenia Casagrande