Projeto Mata Ciliar terá Encontro de Famílias
As famílias que integram o Projeto Mata Ciliar vão participar no período de 22 de agosto a 5 de setembro, de sete encontros sobre o trabalho que já permitiu o isolamento e a recuperação de três milhões de metros quadrados de mata ciliar em aproximadamente 30 nascentes e cursos d’água da Região Oeste.
Os momentos voltados à troca de experiências e avaliação serão realizados em Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.
Desde 2006 o projeto vem dando suporte ao isolamento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), prioritariamente em mananciais de abastecimento público e seus afluentes, conservando os recursos hídricos.
O trabalho já beneficiou 495 famílias de pequenos produtores rurais. Entre as Bacias Hidrográficas com áreas protegidas estão as dos rios Irani, Chapecó e Uruguai – e entre os cursos d’água, o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais de captação de água pela CASAN para Chapecó, a maior cidade do Oeste.
Desenvolvidos em uma parceria entre Consórcio Iberê, CASAN, EPAGRI, prefeituras e um conjunto de outras instituições, o projeto orienta produtores sobre a proteção de cursos d’água que cortam suas terras. Os benefícios se estendem às cidades, que têm seus mananciais e áreas de recarga protegidos.
Repórter: Kenia Casagrande