Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador visita obras na...

Governador visita obras na Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Fraiburgo 

Fotos: Roberto Zacarias / Secom

O governador Jorginho Mello esteve na Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) em Fraiburgo nesta quarta-feira, 16, onde acompanhou o andamento das obras da nova sede. O prédio em construção irá ampliar o atendimento para 240 alunos com Transtorno do Espectro Autista e conta com investimentos de R$ 1,6 milhão do Estado. 

O governador ressalta que um dos focos da gestão é o fortalecimento da educação especial. “É muito bom saber que esse novo local irá atender mais pessoas, que precisam desse suporte e apoio para terem uma vida mais integrada e autônoma. Elas anseiam por isso e nosso papel como Estado é atender essas necessidades”, afirmou o governador. 

O local foi cedido para a AMA pela prefeitura. O prédio de 1,3 mil metros quadrados e dois pavimentos irá abrigar salas de aula, banheiros, refeitório, auditório, sala para atividades, consultórios de neurologia e psicologia. O novo espaço mais que triplica a oferta de vagas, já que atualmente tem capacidade para atender 72 alunos. Para a presidente da AMA, Marlete Grando, a construção da nova sede é um sonho de longa data e, ter a ajuda do Governo do Estado, mostra que a educação especial está sendo tratada com maior atenção. 

“Foi um privilégio receber o governador Jorginho Mello aqui. Isso demonstra o carinho que ele tem pela educação especial e pela causa do autismo”, destacou a presidente. 

A AMA é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona o desenvolvimento pessoal, emocional e social, reabilitando crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista, por meio da promoção de serviços de caráter multidisciplinar que lhes permitam a obtenção de uma melhor qualidade.

Trabalho constante de conscientização 

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de levar informação à população sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas, para a presidente da AMA, a consciência sobre o  transtorno não tem data, é um trabalho diário. Ela destacou a importância da sociedade para reduzir a discriminação e o preconceito. 

“Conscientização é todo dia, toda hora. É na escola, é na sociedade. Precisamos estar preparados para receber as pessoas com o transtorno de espectro autismo com respeito e conhecimento, além de mostrar que somos capazes de fazer um mundo melhor para eles”, finalizou Marlete. 

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support