Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governador reúne Poderes, Grupo...

Governador reúne Poderes, Grupo Gestor, Iprev e SCPrev para avaliar propostas de melhorias na administração dos benefícios previdenciários

O governador Jorginho Mello se reuniu nesta terça, 15, com os presidentes do Iprev, Vanio Boing, e da SCPrev, Célio Peres, para debater propostas para melhorar a administração dos benefícios previdenciários em Santa Catarina.

O atual cenário da previdência e a insuficiência financeira para o pagamento dos benefícios ao longo dos anos foram os temas centrais. Em 2022, o déficit da previdência foi de R$ 5,4 bilhões e a previsão para este ano é de R$ 6,1 bilhões.

O presidente do Iprev mencionou os efeitos da última Reforma da Previdência de 2021, que gerou maior arrecadação e reduziu o déficit atuarial.

Para amenizar esse quadro, o Iprev propôs medidas preventivas, como a criação de um fundo de capitalização chamado SC Futuro, para novos servidores, e um fundo de repartição chamado SC Seguro para servidores atuais, além da regulamentação do Regime de Proteção Social para Militares, todas ações sem qualquer aumento de alíquota.

Também foi abordada a implantação de um novo sistema previdenciário, conhecido como Sisprev Web, uma ferramenta que trará mais eficácia à administração dos benefícios e que pretende concentrar todas as atividades previdenciárias no Iprev.

Já o presidente do SCPrev, Célio Peres, apresentou propostas de ajustes no Benefício Especial Patrocinado (BEP), permitindo que a SCPrev administre planos de benefícios para seus empregados e converter aportes do Estado em subvenção econômica para equilibrar as finanças.

As propostas serão analisadas para a futura elaboração de projetos de lei a serem encaminhados para a Assembleia Legislativa.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support