Parlamentares do Rio Grande do Sul visitam Santa Catarina para conhecer a gestão do IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recebeu nesta segunda, 14, a visita de deputados do estado do Rio Grande do Sul que buscam entender como funciona a gestão do licenciamento ambiental em Santa Catarina.
Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles, a visita da comitiva mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Instituto:
SONORA
Em Santa Catarina, todo o processo de análise e emissão de licenças é realizado pelo Sistema de Informações de Licenciamento Ambiental, totalmente digital.
Os dados do sistema auxiliam os analistas na verificação dos processos e contribuem na gestão das informações em outro programa do IMA, o Business Intelligence (BI), que também foi apresentado na ocasião.
Entre as ações que têm garantido mais agilidade e eficiência ao órgão na gestão de licenciamento ambiental, destacam-se: a ampliação das atividades beneficiadas pela Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e a renovação de Licença Ambiental de Operação autodeclaratória.
Também ajudam nesse trabalho a Declaração de Atividade não Constante Automática, que beneficia cerca de 700 atividades econômicas e o Relatório de Informações Geográficas, ferramenta pioneira no Brasil para prospecção de áreas para instalação de empreendimentos.
Repórter: Marcos Cassettari