Safra de tabaco: Cidasc é responsável pelo acompanhamento da comercialização do produto junto às fumageiras catarinenses
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) firma, todos os anos, contrato de prestação de serviços com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) para realizar o acompanhamento da comercialização de Tabaco em folha Curado. O objetivo é verificar a qualidade e sanidade do produto comercializado; acompanhar nos pontos de comercialização; e atuar como mediador entre a indústria e o produtor.
O tabaco produzido no Brasil é um produto de qualidade reconhecido mundialmente. Em Santa Catarina, é uma cultura de relevância social e econômica, que movimenta mais de R$6 bilhões ao ano, segundo dados da Afubra.
O processo envolve desde a produção da matéria-prima, baseada em pequenas propriedades de agricultura familiar, sua industrialização e comercialização.
A classificação dos produtos de origem vegetal facilita os procedimentos de comercialização dentro do país e para exportação.
O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo, perdendo apenas para a China. Sendo os três estados do Sul os principais produtores.
Para Thiago Borghezan, técnico agrícola da Cidasc e gestor da Divisão de Classificação Vegetal (Dicla), isso demonstra a atenção e o cuidado que o estado tem com os seus produtores:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/