Projeto de bicicletário sustentável apoiado pela Fapesc testa soluções inovadoras e de incentivo às cidades inteligentes
Um bicicletário sustentável está em fase de implantação no Centro de Inovação Norberto Frahm, em Rio do Sul. O projeto é uma das soluções aprovadas no edital de inovação em mobilidade elétrica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O projeto Living Lab Alto Vale, coordenado pela professora Lilian Borges, da Unidavi, prevê testes de materiais alternativos, associação de tecnologias de abastecimento de energia para celulares e outros dispositivos USB e desenvolvimento de investigações sobre o aumento da eficiência das baterias e placas fotovoltaicas para a geração de eletricidade.
O bicicletário estará disponível a partir do dia 17 de agosto, e cinco bicicletas elétricas poderão ser utilizadas.
Living labs e mobilidade elétrica
Os projetos aprovados no edital da Fapesc apresentam propostas de implantação de living labs voltados à mobilidade elétrica e a implementação de soluções inovadora para o desenvolvimento urbano inteligente.
A criação do living lab traz resultados e impactos importantes como: desenvolvimento de materiais e ferramentas que podem gerar a inovação aberta relacionada aos laboratórios vivos, a divulgação e a pesquisa sobre os avanços da mobilidade elétrica, a criação de infraestruturas de apoio à mobilidade urbana e soluções relacionadas a energias mais limpas e renováveis.
A chamada pública faz parte de um programa que incentiva a utilização da energia elétrica aplicada à mobilidade e acelera a adoção de veículos elétricos pela sociedade, nos diversos modais. O objetivo é reduzir a emissão do CO2 na atmosfera, criando para a economia catarinense uma nova oportunidade diante de um mercado global e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794