Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Santa Catarina inicia desenvolvimento...

Santa Catarina inicia desenvolvimento de sistema pioneiro para cadastramento de empreendimentos econômicos solidários

Formalização dos empreendimentos econômicos solidários, reconhecimento e visibilidade para as políticas desenvolvidas desse segmento. É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), está desenvolvendo um sistema pioneiro no Brasil para cadastro dos empreendimentos econômicos solidários. 

O cadastro dos empreendimentos econômicos solidários (Cadsol/SC) será um sistema que permitirá a identificação dos empreendimentos para acesso a atividades de apoio da economia solidária, como programas públicos de financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços, assessoria e demais ações. Além disso, também servirá para criar um banco de dados sobre a economia solidária do Estado. 

O sistema terá diferentes tipos de usuários, um responsável pelo cadastramento, que será autodeclaratório, com envio de documentação comprobatória, um membro da comissão responsável pela análise e aprovação dos cadastros e outro que poderá somente acessar os dados e relatórios do sistema.

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, explica que a necessidade da criação do sistema Cadsol/SC está pautada na Lei 17.702/2019 e no decreto, 1.332/2021, que institui e regulamenta a Política Estadual de Economia Solidária de Santa Catarina. “O Sistema será uma maneira de desenvolver ações para fomentar os pequenos negócios, bem como estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo social”, enfatiza. 

Para o diretor de emprego e renda, Carlos Alberto Arns Filho, o sistema surge para fomentar a comercialização, o negócio justo e solidário e o consumo sustentável. “Na Economia Solidária, encontramos milhares de trabalhadores e trabalhadoras organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho e buscando sua emancipação, com potencial de transformação social a partir da geração de trabalho e renda. Por isso, é importante a criação desse sistema”, diz. 

Para a secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES), Fabiana Lopes Ribeiro, “para implementar, de fato, a Política Estadual de Economia Solidária em Santa Catarina, é necessário dar reconhecimento aos empreendimentos econômicos solidários e por meio do cadastramento no Cadsol, será possível o poder público identificar, quantificar e apoiar empreendimentos econômicos solidários”. 

O sistema informatizado Cadsol/SC será desenvolvido pela empresa Lusati Tecnologia vencedora do certame licitatório. 

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support