Santa Catarina terá ocorrência de temporais entre terça e manhã de quinta-feira
Foto: Arquivo / Secom
A partir da tarde desta terça, 8, até a manhã de quinta-feira, 10, há a previsão para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem ocorrer em forma de temporais, raios, rajadas de vento intensas, eventual queda de granizo e alagamentos. Essas condições são devidas a um sistema de baixa pressão associado a instabilidades em diversos níveis da atmosfera, juntamente com o fluxo de umidade vindo da região amazônica.
Entre o final da noite desta terça e a madrugada da quarta-feira, 9, essas instabilidades ganham força e quando o fluxo de umidade fica direcionado ao nosso estado, passam a ocorrer temporais mais generalizados, principalmente nas regiões de divisa com o Paraná, iniciando novamente pela região Oeste e se espalhando para as demais regiões ao longo da quarta, com altos acumulados que poderão ocorrer em curto período de tempo, acompanhados de vendavais.
Na manhã de quarta, 9, a influência da circulação marítima sobre o Litoral combinada a instabilidades na atmosfera faz com que, em alguns momentos, a chuva ocorra de maneira pontualmente intensa em algumas áreas.
Riscos Associados
O risco para ocorrências relacionadas aos temporais, como alagamentos, queda de granizo e vendavais é alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.
Fique atento aos riscos
-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
-Se afaste de postes e árvores;
-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial
Contato para a imprensa:
Thuana Raimondi | Assessora de Comunicação da Defesa Civil de Santa Catarina
ascom@defesacivil.sc.gov.br