Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Dengue em SC: Governo...

Dengue em SC: Governo do Estado realiza oficina para analisar cenário pós-epidemia

Entre os dias 8 e 10 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) realiza a primeira oficina para avaliação e lições aprendidas após dois anos enfrentando epidemias de dengue. O encontro, que acontece em Florianópolis, reúne diversos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e vai servir de base para a revisão do Plano de Contingência para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, chikungunya e Zika.

A oficina trabalha com alguns eixos, como: gestão, vigilância em saúde, assistência do paciente, laboratório e comunicação. Em cada um dos temas, serão discutidas as ações realizadas nos últimos dois anos, identificando potencialidades e necessidades de melhorias pela União, Estado, municípios e sociedade civil.

A secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça a importância da união dos esforços tanto do poder público quanto da população para prevenção da dengue. “As ações do Governo do Estado foram importantes, porque se nós não tivéssemos implantado o Comitê estadual de arboviroses, se nós não tivéssemos cofinanciado o conjunto dos municípios com a liberação dos 10 milhões de reais para o horário estendido nas unidades básicas de saúde e para abertura e a implementação das unidades de pronto atendimento, talvez o número de óbitos fosse maior. Mas nós da saúde precisamos trabalhar sempre para nem termos óbitos e a dengue é um caso que a gente pode evitar esses óbitos”, destaca a secretária.

De acordo com o diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, a oficina é uma oportunidade de troca de conhecimento que possibilita entender a complexidade da vigilância e controle das arboviroses e da necessidade de uma ação integrada entre todos os eixos. “O objetivo do encontro é desenvolver e implementar estratégias no Plano de Contingência do Estado, buscando dar sequência às experiências exitosas, e revendo aquelas que não se mostraram adequadas.”, finalizou.

A oficina conta com a participação de referências estaduais e especialistas nacionais em arboviroses.

Foto: Ricardo Trida/ Secom

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support