Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Mesmo com restrições, pesca...

Mesmo com restrições, pesca da tainha em Santa Catarina registra lanços históricos

Na última segunda-feira, 31, foi encerrada a temporada de pesca de tainha, exceto nas modalidades de emalhe costeiro de superfície abaixo de 10 AB, e desembarcada ou não motorizada.

Na capital, foi registrado um total de peixes capturados, ultrapassando a marca de 250 mil tainhas. Em Bombinhas, Garopaba e Palhoça, foram mais de 40 mil tainhas em cada cidade. Na região norte se destacou Balneário Camboriú, com o registro de mais de 20 mil tainhas capturadas.

Ao longo dos meses pescadores e comunidades costeiras do Estado uniram-se em um esforço coletivo para enfrentar os desafios impostos pela natureza e pela nova portaria interministerial MPA/MMA Nº1, de 28 de fevereiro de 2023 do Governo Federal, que restringiu a pesca da tainha em Santa Catarina, gerando prejuízos milionários para o setor pesqueiro catarinense.

O Estado ajuizou Ação Civil Pública, através da PGE/SC (Procuradoria-Geral do Estado), apontando os impactos econômicos e sociais causados aos catarinenses por conta da drástica redução das cotas de captura da tainha para a safra de 2023. A ação do Estado continua tramitando na Justiça Federal.

O Secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo faz uma avaliação do período e fala da primeira reunião do grupo prevista para meados de agosto, para discutir o regramento da safra de 2024:

SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support