Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Com presença de ministro,...

Com presença de ministro, Santa Catarina sedia evento que discute políticas públicas para pessoas com deficiência

Foto: Marco Favero/ Secom

Santa Catarina sediou nesta terça-feira, 1º, a Audiência Pública sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a Oficina Participativa sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. O evento, realizado em Florianópolis, contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, da secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos,  Isadora Brandão e da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede/SC) também participou do evento e segundo o secretário, Alexandre Belino, o plano Viver sem Limites 2, está sendo discutido em todo o Brasil, especialmente nas capitais. “Nessas audiências as pessoas podem dar sugestões para esse plano que é voltado para as políticas da pessoa com deficiência em diversas áreas então é um evento muito importante”, explica.

 Além das audiências públicas realizadas presencialmente, a população também pode contribuir de forma virtual por meio do site do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que disponibiliza um link onde a comunidade pode dar sugestões para o Plano Viver Sem Limite 2.

De acordo com o ministro, o Viver Sem Limite 2 terá por objetivo promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania. No discurso em Florianópolis ele destacou a dificuldade “São debates muito relevantes e estamos num intenso diálogo com os ministros para o Plano Viver sem Limite 2. As políticas dos direitos humanos têm que ter centralidade e devem ser feitas por todos os ministérios, inclusive o da Economia, para mostrar o compromisso com as pessoas com deficiência”, declarou.

A gerente de Políticas para Pessoa com Deficiência e Idosos, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Sabrina Mores, e a diretora de Direitos Humanos, Elisiani Noronha, também participaram do evento. De acordo com Sabrina, a Política da Pessoa com Deficiência está sendo tratada com prioridade. “Também devemos lembrar que os municípios têm até o dia 31 de outubro deste ano para realizarem as Conferências Municipais da Pessoa com Deficiência que vem para fortalecer ainda mais a concretização dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

Texto:Helena Marquardt / Ascom SAS
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support