Balneário Camboriú sedia curso de combate a incêndio em edificações verticalizadas
Durante o mês de julho o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, no município de Balneário Camboriú, o curso de Combate a Incêndio em Edificações Verticalizadas.
A primeira turma, realizada entre 6 e 12 de julho, contou com a participação de 24 bombeiros militares, sendo dois do Ceará, um do Paraná, um do Rio Grande do Sul e os demais de Santa Catarina. A segunda turma que ocorreu de 20 a 26 de julho, contou também com 24 bombeiros militares, sendo dois do Distrito Federal, um do Mato Grosso, um de Minas Gerais e os demais dos batalhões do CBMSC.
O curso, que está na 5ª edição, tem o objetivo de estudar técnicas específicas para este tipo de combate a incêndio (edificações verticalizadas) para que os bombeiros estejam cada vez mais qualificados para o atendimento à sociedade em situações de risco.
“Entendemos que todo atendimento é único e cada edificação tem suas particularidades, por isso a busca por conhecimento e aperfeiçoamento das nossas equipes é constante para que estejamos sempre preparados para atuar com cautela e estratégia a fim de cumprir nossa missão de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente”, afirma o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza.
Durante o curso foram abordados conteúdos relacionados a técnicas de combate a incêndio de baixa pressão, cálculo de hidráulica para perda de carga, fenômenos específicos deste tipo de incêndio quando há presença de fortes ventos, entre outros.
A intenção de trazer essa qualificação para os bombeiros militares surgiu após o capitão Walter Pereira de Mendonça Neto e o Capitão Henrique José Schuelter Nunes participarem de uma qualificação do mesmo gênero no Equador em 2016, ministrada pela Organización de Bomberos Americanos (OBA). Essa é a maior organização mundial de cooperação internacional entre instituições de combate a incêndios e foi criada por bombeiros do continente americano e representa instituições de combate a incêndios de 13 países.
“Por acompanhar o crescimento econômico de Santa Catarina é que o CBMSC busca constantemente a melhoria no atendimento à sociedade e por isso é fundamental estar em contato com organizações que possam agregar ao conhecimento daqueles que atuam neste tipo de ocorrência de incêndio”, ressalta um dos instrutores do curso, capitão Walter Pereira de Mendonça Neto.
O curso foi ministrado pelo capitão Walter Pereira de Mendonça Neto, capitão Henrique José Schuelter Nunes, 1º Tenente Yuji Ezaki, Subtenente Pedro Mendonça Martins Júnior, 3º sargento Adrian Cristian Amorim Machado e pelo Cabo Jefferson Misael dos Anjos de Lima.