Em visita do cônsul-geral da Alemanha, Governo destaca ações para bicentenário da imigração alemã e defende aumento das exportações para o país
O ano de 2024 foi o principal tema do encontro na tarde desta quarta-feira, 26, entre o governador Jorginho Mello e o cônsul-geral da Alemanha no país, Milan Andreas.
No ano que vem serão completados 200 anos da imigração alemã para o Brasil, com a chegada das primeiras famílias que se instalaram em solo nacional.
De acordo com o governador Jorginho Mello a conversa foi sobre as ações que podem ser desenvolvidas em cidades de todo o estado, entre elas Joinville, Blumenau, São João do Oeste e Itapiranga.
Além do tema do bicentenário da imigração, foram abordados outros assuntos sobre a relação de Santa Catarina com a Alemanha.
O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner que participou do encontro, falou em transformar essa integração cultural que já existe em parcerias de resultados comerciais para investimentos, para pesquisa e desenvolvimento:
SONORA
Rafael Nogueira, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, também ressaltou o estreitamento dos vínculos entre os dois países:
SONORA
O cônsul recebeu as demandas catarinenses e disse que iria reforçar o interesse catarinense para as instituições de parcerias bilaterais alemãs. “Conversar com as empresas referências que já estão em Santa Catarina pode ser um ponto de partida para novos acordos comerciais”, disse ele, que destacou as empresas BMW, instalada em Araquari, a empresa Bosch no Brasil, em Pomerode, e a T-Systems, que tem sua sede no país em Blumenau.
Nas relações comerciais, a Alemanha aparece entre os cinco principais países de onde chegam produtos aos portos de Santa Catarina para serem comercializados no Brasil. Foram US$ 633 milhões importados no primeiro semestre.
Nas exportações de produtos para a Alemanha por parte de Santa Catarina são US$ 110 milhões.
Repórter: Felipe Reis