Governo entrega Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Canoinhas e afluentes do Rio Negro
O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Canoinhas e afluentes catarinenses do Rio Negro foi entregue oficialmente ao Comitê de Gerenciamento da Bacia nesta quarta-feira, 26. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte (AmplaNorte), em Mafra, e iniciou com a assembleia de aprovação do plano, seguido da cerimônia de entrega. Estiveram presentes lideranças locais, vereadores, prefeitos e representantes da população da bacia, usuários de água e órgãos da administração pública estadual e federal.
O Plano foi elaborado por equipe da Universidade do Contestado (UNC), com o acompanhamento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica. A contratação da Universidade foi viabilizada pelo Governo, por meio de uma colaboração entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae).
Para a secretária adjunta da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Letícia Mattos, a entrega do plano é uma forma de estabelecer uma gestão transparente e estratégica dos recursos hídricos do Estado. “O documento foi um trabalho participativo que tem o objetivo de apresentar a realidade hídrica local e orientar ações para garantir o uso sustentável da água”, enfatiza.
O Gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semae, Vinícius Constante, ressaltou que o documento contém os estudos técnicos norteadores de ações em prol dos recursos hídricos, as quais deverão ser colocadas em prática por todos os segmentos produtivos e sociais inseridos na Bacia Hidrográfica. O secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Semae, Bruno Henrique Beilfuss, complementa que o plano é um recurso estratégico para os municípios que fazem parte da Bacia para um desenvolvimento sustentável.
O evento de entrega contou com a participação do Gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semae, Vinícius Tavares Constante, e do secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos também da Semae, Bruno Henrique Beilfuss. Além disso, estiveram presentes, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, a prefeita de Canoinhas, Juliana Hoppe e o reitor da Universidade do Contestado, Luciano Bendlin. O Plano de Recursos Hídricos foi entregue ao vice-presidente do Comitê, Donato João Nuerberg.
O que é o Plano de Recursos Hídricos
O Plano de Recursos Hídricos é um documento para a bacia hidrográfica que orienta o planejamento do uso, recuperação, proteção e conservação dos recursos hídricos. As etapas de elaboração envolvem a realização de um diagnóstico da situação dos recursos hídricos, de um prognóstico, que é a projeção das necessidades, e de um plano de ações. Este último envolve os programas e projetos a serem executados. A última etapa de desenvolvimento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinense do Rio Negro é o plano, que foi aprovado nesta quarta-feira.
Texto: Pablo Mingoti