Empossados os novos representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina
Foto: Natália Lisboa/Ascom SAS
Nesta quarta-feira (26), o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), deu posse aos novos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). São 19 conselheiros titulares e 19 conselheiros suplentes para a gestão 2023-2025. A solenidade foi realizada no auditório da Defesa Civil e transmitida pelo canal do Youtube da SAS.
Na posse, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, desejou aos novos conselheiros sucesso na sua gestão e ressaltou a importante missão que todos terão na promoção e na defesa dos direitos humanos. “Vocês têm uma responsabilidade muito grande, assim como nós do Governo do Estado. Precisamos criar políticas públicas a que todas as pessoas tenham acesso. Queremos garantir que aqui em Santa Catarina todas sejam tratadas com igualdade e respeito acima de tudo”, disse
A secretária salientou ainda que o Governo do Estado será parceiro do Conselho na nova gestão para que ele possa avançar em pautas consideradas importantes e que essa proximidade da SAS com o CEDH beneficia toda a população.
Após a solenidade de posse os conselheiros se reuniram para a eleição da Mesa Diretora. A nova presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos é a representante da Fundação Instituto Nereu Ramos Erli Aparecida Camargo. A vice-presidente eleita foi a representante da Pastoral Nacional do Povo da Rua, Ivone Maria Perassa. A gerente de Políticas para as Mulheres da SAS, Débora Barboza será a primeira secretária e a segunda secretária Mayara Modolom, da Casa Civil.
O Conselho:
O conselho foi criado pela Lei nº 16.534, de 23 de dezembro de 2014, é um órgão colegiado de composição paritária entre o governo estadual e a sociedade civil, de caráter permanente consultivo e deliberativo. O objetivo é promover e defender os direitos humanos e fomentar as garantias fundamentais, a liberdade individual e a igualdade de direitos civis, culturais, econômicos e sociais.
Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916