Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. S&P reconhece política fiscal...

S&P reconhece política fiscal adotada pelo governo e aumenta nota de Santa Catarina

Fotos: Ricardo Trida/SECOM

Agência destaca que Estado vem trabalhando para alinhar as despesas prioritárias diante de um cenário de desaceleração das receitas e eleva rating de Santa Catarina de “brAA” para “brAA+” na escola nacional e de “B+” para “BB-” na escola global

A agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings melhorou a perspectiva sobre Santa Catarina quanto ao risco de crédito, o que contribui com a imagem do Estado em relação à capacidade de honrar suas dívidas e atrair novos investimentos. Segundo a agência, a nova classificação reflete o fortalecimento do perfil financeiro de SC devido às políticas fiscais prudentes adotadas. O rating catarinense, que representa a classificação de risco, subiu de “brAA” para “brAA+” na escala nacional e de “B+” para “BB-” na escala global, considerada o teto por ser o mesmo patamar atribuído ao país.

As agências utilizam tabelas de letras para definir as notas de crédito. Quanto melhor a escala, mais seguro o Estado pode ser considerado pelos investidores, como é o caso de Santa Catarina nesta nova avaliação.

Em comunicado divulgado nesta semana, a agência destaca que o Governo de SC vem trabalhando em um amplo programa de ajuste fiscal (Pafisc) desde a posse do governador Jorginho Mello. A análise dos técnicos, que estiveram no Centro Administrativo e conversaram com diferentes secretarias e gestores, é que o Poder Executivo vem tomando medidas para “alinhar as prioridades de despesas diante de um cenário de desaceleração das receitas”. 

A avaliação da S&P conferiu ao Estado uma perspectiva “estável”, demonstrando a confiança de que SC implementará medidas de contenção das despesas correntes e de capital para compensar a desaceleração da arrecadação com a redução do ICMS em 2022 e o crescimento econômico menor. “Políticas fiscais prudentes permitirão que o desempenho fiscal do Estado permaneça relativamente equilibrado e a carga de endividamento continue diminuindo”, destaca outro trecho do comunicado da S&P Global Ratings.

“A avaliação mostra o compromisso do nosso governo em honrar suas obrigações financeiras com planejamento e seriedade. Mostramos que somos um Estado bom pagador e temos uma gestão responsável. Esse resultado também é fruto do esforço de todos os catarinenses que produzem e fazem a roda da economia girar. Com políticas fiscais prudentes e muito trabalho, vamos ganhar cada vez mais a confiança de quem quer investir e contribuir para o crescimento de Santa Catarina”, analisou o governador Jorginho Mello.

Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert entende que a avaliação favorável atribuída a SC confirma o êxito das medidas do ajuste fiscal encaminhadas por meio do Pafisc, lançado no final de março. “A nova classificação não reflete apenas os indicadores econômicos de Santa Catarina, mas também o reconhecimento dos analistas de que a nossa administração está comprometida em manter o desempenho fiscal do Estado equilibrado e é capaz de alcançar resultados ainda melhores. Com uma gestão eficiente, focada na inovação e na modernização dos processos, podemos melhorar as finanças públicas e manter Santa Catarina numa curva contínua de crescimento”, reforça Siewert.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 99125-8513

Roelton Maciel (47) 99938-7461

ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support