Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Macroalgas: Epagri cria novo...

Macroalgas: Epagri cria novo mercado para maricultores catarinenses

Macroalgas: Epagri cria novo mercado para maricultores catarinenses

Uma nova atividade produtiva com grande potencial de mercado está crescendo nas águas do litoral catarinense.

O Estado, que já é o maior produtor nacional de ostras, mexilhões e vieiras, agora também gera renda em suas fazendas marinhas a partir do cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii.

A produção comercial está decolando e já revela grandes oportunidades para os maricultores de Santa Catarina.

O maricultor Raulino de Souza Filho, de Palhoça, na Grande Florianópolis, começou a cultivar macroalgas de forma experimental, em parceria com a Epagri, e decidiu mergulhar fundo no negócio. Hoje, Nino, como é conhecido, tem uma área de produção com 1,54 hectare e já montou uma fábrica de extrato de alga para produção de biofertilizantes.

Essa macroalga é muito utilizada nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos e já foram identificadas novas possibilidades para agregar valor ao produto, como a fabricação de alimentos, cosméticos e extrato para biofertilizante.

Pesquisas conduzidas pela Epagri em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram o sistema de cultivo e comprovaram a viabilidade técnica, econômica e ambiental dessa nova cadeia produtiva para o litoral catarinense.

Com o “terreno” preparado, a Epagri vem capacitando maricultores interessados em investir nessa cadeia produtiva. O trabalho envolve assistência técnica aos iniciantes e a busca de estratégias para viabilizar o comércio do produto e posicioná-lo no mercado.

Repórter: Kenia Casagrande