Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Trotes para SAMU SC...

Trotes para SAMU SC aumentam 45% e afetam o atendimento

Os trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina aumentaram 45% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foram 13.800 ligações classificadas como falsas emergências. As cidades que mais registraram os trotes foram Joinville, Blumenau e Florianópolis.

O que para alguns parece uma simples brincadeira, pode custar a vida de outras pessoas. Isso porque manter a linha telefônica ocupada ou encaminhar uma ambulância para uma falsa emergência, diminui o recurso disponível e atrasa o socorro a quem de fato precisa.

Apesar do treinamento e experiência dos operadores, nem sempre eles conseguem identificar que se trata de um trote, como explica o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel, Dionísio Medeiros:

SONORA

Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Crianças e adolescentes também podem ser punidos com medidas socioeducativas, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mas para evitar esses casos e trabalhar a conscientização, existe o programa EducaSAMU, que leva para as instituições como acionar corretamente o serviço de emergência, como ressalta diretora Geral do SAMU/Fahece, Carla Birolo Ferreira:

SONORA

Somente neste ano, o programa EducaSAMU atendeu cerca de 11,5 mil alunos de 108 instituições.

Repórter: Marcos Lampert