Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Trotes para SAMU SC...

Trotes para SAMU SC aumentam 45% e afetam o atendimento

Os trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina aumentaram 45% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foram 13.800 ligações classificadas como falsas emergências. As cidades que mais registraram os trotes foram Joinville, Blumenau e Florianópolis.

O que para alguns parece uma simples brincadeira, pode custar a vida de outras pessoas. Isso porque manter a linha telefônica ocupada ou encaminhar uma ambulância para uma falsa emergência, diminui o recurso disponível e atrasa o socorro a quem de fato precisa.

Apesar do treinamento e experiência dos operadores, nem sempre eles conseguem identificar que se trata de um trote, como explica o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel, Dionísio Medeiros:

SONORA

Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Crianças e adolescentes também podem ser punidos com medidas socioeducativas, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mas para evitar esses casos e trabalhar a conscientização, existe o programa EducaSAMU, que leva para as instituições como acionar corretamente o serviço de emergência, como ressalta diretora Geral do SAMU/Fahece, Carla Birolo Ferreira:

SONORA

Somente neste ano, o programa EducaSAMU atendeu cerca de 11,5 mil alunos de 108 instituições.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support