Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Começou o vazio sanitário...

Começou o vazio sanitário do maracujazeiro em Santa Catarina

Santa Catarina está, mais uma vez, mobilizada para proteger os pomares de maracujá-azedo do vírus do endurecimento do fruto.
O vazio sanitário já está em vigor e os produtores devem eliminar todas as plantas de acordo com o calendário definido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Henrique Belmonte Petry, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, explica que a doença é disseminada por pulgões e faz com que o pomar produza frutos mais duros, deformados, sem brilho e com menos polpa.

Segundo ele, a transmissão é muito rápida. Por isso, para controlar a proliferação do vírus, os pomares são eliminados todos os anos, atendendo ao vazio sanitário.

O vazio sanitário do maracujá foi estabelecido em Santa Catarina em 2020 por uma portaria da Secretaria de Estado da Agricultura. Em 2023, ele está em vigor de 1º de julho a 29 de agosto, com períodos específicos para cada região produtora.

Durante o período determinado para cada município, é proibido cultivar ou implantar pomar de maracujá-azedo, manter ou permitir, em campo, a presença de plantas vivas em qualquer fase de desenvolvimento.

A medida vale tanto para pomares comerciais quanto para cultivos caseiros ou urbanos. O cultivo de mudas pode ser mantido nesse período, desde que atenda aos critérios estabelecidos pela Cidasc.

Os produtores que descumprirem as regras do vazio sanitário estão sujeitos a penalizações.
Para conferir os períodos só acessar o site https://www.epagri.sc.gov.br/

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support