Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos de escola de...

Alunos de escola de Rio do Oeste desenvolvem caixas-ninho para aves

Foto: Adilson Possamai – Divulgação/ EducaSC

Alunos do Ensino Fundamental da E.E.B. Expedicionário Mário Nardelli, na cidade de Rio do Oeste, desenvolveram caixas-ninho artificiais para moradia de várias espécies, em especial as aves da região. O objetivo é explorar os mais de 7 mil metros quadrados de área verde onde a escola está localizada e despertar nos estudantes a conscientização ambiental.

Localizada em uma área de 21 mil metros quadrados, onde mais de 7 mil deles são de área verde, a escola Mário Nardelli possui diversos gramados e um lindo bosque, como é conhecido pelos alunos. Lá, existem inúmeras espécies de árvores que, além de embelezar, atraem diversos animais que fazem delas, suas moradias.

E para explorar a riqueza natural e o verde existente ao redor da escola, surgiu a ideia de construir estruturas para servirem de morada para os animais que costumam visitar o bosque e os arredores da escola. A inspiração partiu do professor Adilson Possamai, que atua no componente curricular de Ciências da Natureza.

O projeto

O projeto é interdisciplinar e tem como objetivo promover a conservação de espécies, a promoção da biodiversidade e desempenha um papel fundamental na educação e sensibilização ambiental. “Queremos estimular nos alunos a observação científica e despertar o interesse pela natureza. Somos privilegiados com este verdadeiro “laboratório a céu aberto” que possuímos no entorno de nossa querida escola. E por que não explorá-lo?”, explica Adilson.

Para dar vida ao projeto, a escola firmou parceria com a Associação Ambientalista Pimentão, do município vizinho Laurentino, que desenvolve um estudo sobre o comportamento das espécies que usam cavidades artificiais para reprodução. A pesquisa detectou que invertebrados, répteis e até algumas espécies de mamíferos se reproduzem, se abrigam e se aquecem nessas estruturas.

Mas foram as aves que mais se beneficiaram com as caixas-ninho, fazendo delas suas “moradias” e gerando boas respostas para as populações. “Muitas famílias se reproduzem somente em cavidades e há aquelas que não são capazes de produzir esses espaços”, explica a bióloga Taciane Lippel, que orientou os alunos durante o projeto. “Com a vida comprometida em decorrência do desmatamento e mau uso do ecossistema, algumas espécies conseguiram “respirar mais aliviadas” com a adesão das caixas-ninho em locais seguros”, conclui.

Experiência prática

Ainda de acordo com a bióloga, o projeto de caixas-ninho artificiais é de extrema importância para os alunos, pois proporciona uma experiência prática de aprendizado sobre a conservação da vida selvagem e a importância de preservar a biodiversidade. “Acho que conhecer é o primeiro passo para preservar. É essencial que os alunos tenham a oportunidade de conhecer a natureza ao seu redor, as espécies que a habitam e compreender os desafios que elas enfrentam”, destaca Taciane.

A parceria iniciou no dia 18 de maio, com uma palestra para os 402 alunos do Ensino Fundamental sobre o papel das caixas-ninho artificiais na conservação da vida selvagem. A segunda etapa foi realizada na última semana, com a instalação das caixas nas árvores do bosque e contou com o acompanhamento dos estudantes. As estruturas são colocadas nas matas e podem facilitar o período de reprodução e a proteção dos animais. De acordo com Taciane, essas caixas de madeira, quando instaladas no topo de árvores, são usadas para compensar a falta de cavidades naturais, lugares que muitas espécies buscam para a confecção dos ninhos.

A partir de agora, acontecerão as aulas de campo para observação e identificação das aves que transitam na região. O projeto prevê até o final do ano atividades práticas de observação de aves e monitoramento das caixas.

Mais informações
Fernanda Kleinebing
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
(49) 9 9948-9279

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support