Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e Fiesc fecham parceria para facilitar ingresso de imigrantes no mercado de trabalho

Foto: Helena Marquardt/ SAS

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) vão unir forças para facilitar o ingresso de imigrantes no mercado de trabalho e garantir também que todos tenham acesso às políticas públicas. A parceria foi firmada numa reunião nesta sexta-feira, 7, e será oficializada nos próximos dias.

Atualmente, a Fiesc conta com uma plataforma onde pessoas com deficiência podem se cadastrar e esse banco de talentos pode ser acessado pelas indústrias que procuram mão de obra. A intenção é que isso ocorra também com os imigrantes de todas as nacionalidades que chegam a Santa Catarina.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressaltou que a reunião foi muito produtiva e a parceria trará ótimos resultados. “Hoje, de acordo com o sistema Sismigra da Polícia Federal, Santa Catarina conta com mais de 106 mil imigrantes registrados, sem contar aqueles que ainda estão sem documentação, e nós enquanto Estado precisamos pensar em ações para esse público. Vamos aproveitar então a parceria da Fiesc que hoje tem um trabalho social muito importante e a expertise para aproximar esses imigrantes do mercado de trabalho”, explica.

Ela destaca que essa aproximação também vai possibilitar o compartilhamento de dados para que, com base nessas informações tanto o Governo do Estado quanto a Fiesc possam pensar novas estratégias, ações e programas voltados aos imigrantes.

O presidente da entidade, Mário César de Aguiar, ressalta que a essa aproximação é fundamental para avançar na questão migratória e ainda suprir a carência por mão de obra das indústrias catarinenses. “Somos um estado muito organizado, mas temos as nossas demandas. Então, toda a parceria é benéfica e a estrutura da Federação das Indústrias de Santa Catarina estará à disposição da Secretaria para mitigar esse problema da imigração”, afirmou.

Para Mário, o uso da inteligência é fundamental para auxiliar na solução dos problemas e a plataforma pode auxiliar muito na identificação das empresas que disponibilizam vagas  e na identificação dos imigrantes e de sua qualificação para que haja esse encontro de interesses e isso facilite a contratação.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Helena Marquardt 
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support