Estruturação dos Núcleos de Gestão de Projetos nos órgãos e entidades estaduais completa três anos
Em julho são comemorados três anos de implantação dos primeiros Núcleos de Gestão de Projetos (Nuprojs), nos órgãos e entidades estaduais. Atualmente, 32 órgãos estaduais possuem esta estrutura, voltada para o apoio na gestão de projetos do Executivo catarinense.
Os Nuprojs são equipes formadas por servidores e profissionais especializados que atuam no planejamento e na execução de projetos e programas do governo estadual, seguindo o direcionamento da Secretaria do Planejamento (Seplan), com a coordenação do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj).
“Os Nuprojs são instâncias fundamentais para promover o alinhamento entre diretrizes e métodos do Planejamento Estratégico do Estado e do Plano de Governo, conduzido pela Seplan, e a ação de cada órgão na ponta, quando organiza seus projetos com a coordenação do EPROJ e atende ao cidadão”, destacou o secretário da Seplan, Edgard Usuy
Esta iniciativa faz parte das atribuições do Eproj que, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), proporcionou a contratação de profissionais especializados para atuarem exclusivamente com a gestão de projetos.
O coordenador do Eproj, Vitor Correa, explica que os bolsistas recrutados pelos editais de Chamada Pública atuam nos órgãos apoiando planejamento, execução, monitoramento e controle dos Portfólios, Programas e Projetos Setoriais, além de difundirem a cultura de gestão de projetos no estado, desenvolvendo iniciativas inovadoras, além de capacitações, benchmarking e reuniões de monitoramento.
O trabalho desempenhado pelas equipes dos Núcleos de Projetos proporciona melhor acompanhamento dos projetos e ações dos órgãos, consequentemente proporcionando também o maior controle dos prazos e custos. Nestes três anos da estruturação dos Núcleos é possível verificar um avanço no gerenciamento e na maturidade dos projetos estaduais.
A especialista Michelle Monteiro Alves Roldan atua do Nuproj da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “É muito gratificante atuar como especialista porque através das melhores práticas e metodologia de gestão de projetos aplicadas, com o apoio e coordenação do EPROJ, é possível transformar as ideias em realidade. Saber que através de projetos podemos contribuir para a melhoria dos serviços da população catarinense é um grande privilégio”, explicou.
A gestão e qualificação dos projetos otimiza a aplicação dos recursos disponíveis e sua alocação, com o objetivo de assegurar a prestação do serviço público com qualidade à sociedade.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO ESTADO:
Junho / 2020 – 486 projetos monitorados;
Julho / 2020 – 1ª Fase da estruturação dos NUPROJs;
Junho / 2021 – lançamento do Projeta SC, plataforma oficial de gestão e monitoramento dos projetos e ações estaduais;
Junho / 2021 – 2ª Fase da estruturação dos NUPROJs;
Janeiro / 2022 – 2.611 projetos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC;
Fevereiro / 2022 – 3ª Fase da estruturação dos NUPROJs;
Junho / 2022 – 3.732 projetos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC;
Julho / 2023 – 5.142 projetos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC;