Saúde única: trabalho da Cidasc em sanidade animal reflete na saúde humana
O dia 6 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial das Zoonoses, que são doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.
Entre elas, estão a raiva, a tuberculose, a brucelose e o mormo, doenças que no estado são combatidas pela área de Defesa Sanitária Animal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.
A Cidasc desenvolve programas sanitários específicos para controle e prevenção destas doenças, que sempre começa com a orientação aos produtores
Para combater a raiva, por exemplo, a Cidasc realiza a captura de morcegos e faz diversas atividades de educação sanitária, enfatizando as medidas preventivas.
Outro destaque é o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), implementado pela Cidasc em Santa Catarina. Ambas as doenças podem ser transmitidas pelo leite não fervido nem pasteurizado de animais contaminados e pelo contato dos tratadores com secreções dos animais.
A presidente da Cidasc, Celles de Matos, explica o conceito de saúde única que envolve o Dia Mundial das Zoonoses e ressalta a importância do trabalho da Companhia para a sanidade animal e dos seres humanos em Santa Catarina:
SONORA
Mais informações em estado.sc.gov.br/noticias