CBMSC recebe visita de delegação de Bombeiros Militares de Minas Gerais
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu na tarde desta segunda-feira, 03, uma delegação composta por 04 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que estão realizando visitas técnicas no estado para conhecerem os modelos e casos de sucesso na área de Defesa Civil.
A comitiva foi composta pelo major BM Aquino, capitão BM Tales, capitão BM Gomes e tenente BM Andresa, todos fazendo parte do Grupo Temático Operacional (GTO) de Proteção e Defesa Civil do CBMMG.
O tenente-coronel BM Fabiano Leandro dos Santos, atual comandante do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) e o tenente-coronel BM Aldrin Silva de Souza, atual Diretor de Pessoal e ex-comandante do BAjH, discorreram sobre a criação e a atuação de pessoal especializado na prestação destes serviços. Já o major BM Marcelo Della Giustina da Silva, atual subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em São José, apresentou o modelo de Forças Tarefas (FT) empregado na corporação e detalhes acerca da mobilização e desmobilização das mesmas no estado e em outras unidades da federação.
O grupo mineiro segue suas visitas técnicas no estado de Santa Catarina, tendo encontro marcado na Secretaria de Defesa Civil, na terça-feira, 04, e na Prefeitura de Blumenau, na quarta-feira, 05. O grupo seguirá posteriormente para o estado do Paraná, sendo que já esteve também no estado do Rio de Janeiro.
Integrantes da Comitiva:
- major BM Herbert Aquino Marcelino, lotado na Diretoria de Assuntos Institucionais do CBMMG;
- capitão BM Tales Roberto da Silva, lotado no 6º Comando Operacional de Bombeiros;
- capitão BM Leandro Figueiredo Gomes, lotado na 3ª Seção do Estado-Maior do CBMMG;
- 1º tenente BM Andresa Vicente Amante, lotado na Academia de Bombeiros Militar.
Os militares integram o Grupo Temático Operacional (GTO) de Proteção e Defesa Civil do CBMMG. Os GTOs são grupos de estudos nas diversas áreas de atuação do CBMMG, sendo um grupo responsável pela produção de doutrinas e normas, realização de estudos e assessoramento do comando nas áreas temáticas de atuação da corporação. Coordenados pela Academia de Bombeiros Militar, existem atualmente 17 GTO’s, nas áreas de atendimento pré-hospitalar (APH), salvamento em altura, proteção e defesa civil, mergulho, salvamento aquático, salvamento terrestre, combate a incêndio urbano, perícia de incêndios, entre outros.
Militares voluntários de toda a corporação, de soldado a tenente-coronel, integram os GTOs. O intuito da visita técnica do GTO de PDC é conhecer in loco instituições referências na área de atuação da atividade de Proteção e Defesa Civil, tanto de gestão de risco de desastres, quanto de gestão de desastres.