Governador autoriza elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina
O governador Jorginho Mello assinou nesta segunda, 3, a ordem de serviço para a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina, o Paesc.
O trabalho será realizado pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans/UFSC) e vai levantar informações para orientar o desenvolvimento do setor no estado, como demandas de passageiros, linhas aéreas e cargas.
O último plano foi realizado em 1989. O contrato tem o valor de cerca de R$ 1,4 milhão com prazo de nove meses para a execução.
Jorginho Mello ressalta que a atualização é fundamental para atrair mais empresas aéreas e voos para Santa Catarina:
SONORA
Santa Catarina tem atualmente 21 aeroportos e cerca de 6,2 milhões de passageiros utilizaram esses aeroportos e mais de 11,5 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas em 2022.
De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, o PAESC vai nortear os investimentos no setor para os próximos anos:
SONORA
O LabTrans tem larga experiência na elaboração de estudos de transporte e logística e trabalhou na construção do Plano Aeroviário Nacional, como destaca o coordenador Wellington Repette:
SONORA
Em 2023, o Governo do Estado já liberou R$ 21,6 milhões para obras de melhorias e necessárias para permitir que todos os aeroportos estejam em funcionamento até o início de 2024.
Repórter: Marcos Lampert