Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Produtores rurais da Região...

Produtores rurais da Região Oeste recebem visita técnica do Projeto Mata Ciliar

Produtores rurais de Guatambu e Caxambu do Sul receberam esta semana acompanhamento do Projeto Mata Ciliar, direcionado à conservação de cursos d’água na Região Oeste. Profissionais da CASAN e Consórcio Ibere realizaram visita técnica verificando o isolamento e a recuperação de áreas de proteção permanente nas propriedades integradas ao projeto.

O trabalho já beneficiou mais de 400 famílias, permitindo a recomposição de aproximadamente 3 milhões de metros quadrados de APPs – o equivalente a quase 300 campos de futebol.

Uma das ações é a construção de cercas que isolam a área de mata ciliar a ser restaurada da produção agrícola e de animais (grande parte dos agricultores integrados ao programa trabalha com bovinocultura leiteira).

“Sem o agricultor proteger a margem do curso d’água com cercas, o local era um descampado, muitas vezes com estrutura para o gado. Agora no terreno há uma floresta”, descreve a técnica do Consórcio Iberê Geciane Pereira Jordani, que realiza o trabalho de campo com as famílias.

O projeto vem permitindo a recuperação e conservação da mata ciliar em cursos d’água e nascentes inseridos nas áreas de contribuição dos mananciais utilizados pela CASAN para abastecimento público. Entre eles, Lajeado Tigre, Lajeado São José e rio Chapecó.

São parceiros do projeto CASAN, Consórcio Iberê, prefeituras, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Policia Ambiental, entre outras instituições.

Fotos: Projeto Mata Ciliar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support