Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Secretaria de Articulação Nacional...

Secretaria de Articulação Nacional debate Reforma Tributária com representantes do Codesul

A Secretaria de Articulação Nacional (SAN) participou na manhã desta quarta-feira, 28, de uma reunião realizada no Escritório de Representação do Rio Grande do Sul com o objetivo de debater a Reforma Tributária, uma prévia do encontro do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) entre os governadores e as respectivas bancadas que deve ser realizado na próxima terça-feira, 4, às 19h30 no B Hotel, em Brasília.

A discussão entre os representantes dos estados do Sul e do Sudeste foi focada no Fundo de Desenvolvimento Regional para os estados. O entendimento do Codesul é de que as duas regiões poderiam ser mais beneficiadas no que diz respeito aos critérios para a divisão dos recursos. Também foi discutida uma possível criação de um Fundo Constitucional para Desenvolvimento da Região Sul.

No encontro ainda ficou definido que as representações devem confirmar a presença dos parlamentares de suas bancadas no evento do dia 4 de julho, no caso de Santa Catarina são 19 (16 deputados e 3 senadores). Se todas as bancadas dos estados integrantes do Codesul confirmarem presença,  264 parlamentares estarão presente.

A reunião desta quarta-feira, 28, contou com a presença da anfitriã Patricia Kotlinski e dos representantes do Rio Janeiro Edmilson Suassuna, do Espírito Santo Erfen Ribeiro, de São Paulo Mariana Amantéa, de Minas Gerais, Bruno Ornelas, do Paraná Rubens Bueno e de Santa Catarina, a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco. Além dos representantes dos estados do Sul e do Sudeste, também esteve presente a secretária do Codesul Micheli Petry.

Além da Reforma Tributária e do Fundo de Desenvolvimento Regional para os estados, as representações também entraram em um acordo para antecipar a reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR),  Waldez Góes. 

O encontro, antes marcado para sexta-feira (7), foi antecipado para terça-feira (4), às 11h no próprio Ministério. A ideia é aproveitar a presença dos governadores na capital federal para debater com o ministro as “faixas de fronteira”, consideradas fundamentais para a defesa do território nacional,  e  a”Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)”.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support