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Arquivo Público do Estado comemora 63 anos com lançamento de serviços e anúncio de nova sede

Fotos: Ricardo Trida / Secom

A Secretaria de Estado da Administração realizou cerimônia em alusão ao 63° aniversário do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (Apesc), nesta quarta-feira, 28, na sede do Arquivo. Durante o evento, que contou com a presença da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, e outras autoridades estaduais, foram realizados lançamentos de serviços, como a digitalização completa do Diário Oficial, e o anúncio da destinação de uma sede permanente para o Apesc.

O Diário Oficial (DOE) é responsável por oficializar e tornar públicas todas as leis, decretos, atos e outras ações dos gestores do governo catarinense. Além disso, ele é a ferramenta de registro da história do estado de Santa Catarina e dos eventos que impactam a vida das pessoas. Durante a cerimônia de aniversário, o DOE recebeu destaque especial com o lançamento da nova plataforma online para submissão de matérias, utilizada pelos órgãos e secretarias de todo o Estado. Também foi anunciado o lançamento das 19 mil edições do Diário Oficial em uma parceria entre o Arquivo Público e o Ministério Público do Estado, que disponibiliza online todas as edições dos 89 anos de história do DOE.

Nova sede e economia de mais de R$ 1 milhão

Durante o evento, a vice-governadora Marilisa Boehm, juntamente com o secretário da Administração, Moisés Diersmann, e o diretor do Arquivo Público, Rodrigo Beirão, oficializaram a transferência de um imóvel estadual localizado no Centro de Florianópolis para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc. Atualmente, o Estado arca com os custos do aluguel de um imóvel no Morro da Fumaça para a guarda de documentos, além do aluguel da sede do Arquivo, resultando em um gasto anual de aproximadamente 1 milhão de reais.

O novo local escolhido para ser a sede do Arquivo é o imóvel estadual situado na Rua Arcipreste Paiva, 41, e possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que possibilita não apenas a adequada guarda e conservação dos acervos, mas também o recolhimento de documentos que estão descentralizados em outros órgãos.  

“O prédio, que é um patrimônio do Estado e que anteriormente não era bem aproveitado, vai passar a desempenhar uma função pública e social, além de gerar uma grande economia imediata para Santa Catarina. A mudança da sede para o Centro de Florianópolis também facilita o acesso da população ao Arquivo, porque agora ele estará mais próximo das universidades e do público em geral”, destaca a vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Marilisa Boehm.

À medida que outros órgãos transferirem seus documentos permanentes para a nova sede do Arquivo, espera-se uma economia aos cofres públicos ainda maior, uma vez que não será mais necessário utilizar os espaços hoje designados pelas secretarias para a guarda desses documentos. “Ao comemorarmos este momento especial, anunciamos uma virada de chave para o Arquivo Público de Santa Catarina. Por 30 anos, a falta de espaço impediu a coleta de documentos permanentes dos órgãos estaduais. Com a nova sede, poderemos realizar essa coleta e dispensar a necessidade de espaços adicionais para a guarda”, ressalta o secretário de Estado da Administração, Moisés Diersmann.

:: Mais fotos no álbum abaixo

Aniversário do Arquivo Público

Exposição comemorativa

No evento também foi realizado o lançamento da exposição “O Arquivo e os Municípios Catarinenses”, que está disponível no hall superior do Arquivo Público. A exposição representa uma imersão na história do estado e dos municípios, permitindo vislumbrar o seu processo construtivo nas diferentes regiões.

Para visitar a exposição visite o Arquivo Público no endereço: Rua das Camélias, 345 – Kobrasol, São José.

Sobre o Arquivo Público

O Arquivo Público do Estado de Santa Catarina foi idealizado ainda no século 19 pelo então engenheiro civil Hercílio Luz, mas foi criado de forma definitiva em 28 de junho de 1960 com a lei 2.378, do governador Heriberto Hülse.

O Arquivo Público do Estado tem a função de coordenar a gestão e a guarda da documentação administrativa do Governo do Estado produzida desde o início do século XVIII, garantindo a preservação desse acervo e a divulgação à sociedade.

São cerca de 2.500 metros lineares de documentos, correspondentes a aproximadamente 6 milhões de folhas de registros organizados em mais de 200 conjuntos documentais. O acervo compreende documentos textuais, fotografias, mapas, plantas, microfilmes e outros, além de uma biblioteca de apoio com mais de 8 mil volumes.

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ASCOM | SEA

Julnei Bruno Bleichuvlh | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração | Contatos: ascom@sea.sc.gov.br ou (48)3665-1636

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