Povos Indígenas de Santa Catarina serão tema de webconferência
Foto: Maurício Vieira/Arquivo Secom
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin) promovem no dia 12 de julho a 2° Web Conferência dos Povos Indígenas de Santa Catarina. O tema será “ Povos Indígenas de Santa Catarina: Conhecer, Refletir e Sensibilizar”.
Em Santa Catarina vivem mais de 16 mil indígenas das etnias Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng e o intuito é levar informação para toda a sociedade para promover o respeito a todas as culturas e igualdade de direitos. “Com essa webconferência queremos informar e sensibilizar os servidores públicos e a população sobre a cultura dos três povos indígenas do estado de Santa Catarina, além de destacar as ações que contemplem a igualdade de direitos desses povos e a garantia do exercício da sua cidadania”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da SAS, Regina Suenes.
A programação da Web Conferência terá participação de representantes de várias instituições ligadas aos povos indígenas. O debate inicia com Tiago Alzuguir Gutierrez que fala sobre a “Atuação do Ministério Público Federal (MPF) na causa indígena de Santa Catarina e segue com “O papel da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na promoção dos direitos indígenas” com Hiral Moreira.
A programação segue com uma palestra de Leda Penin sobre as ações do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) na saúde e no controle social dos indígenas e palestra sobre as ações da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família na causa indígena com Gabriela Dornelles e Magna de Paula. A Web conferência encerra com o tema as “ Políticas Públicas para a causa indígena” com Adroaldo Antônio Fidelis.
O público alvo são representantes dos centros comunitários, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), escolas, prefeituras, secretarias, conselhos, universidades, entre outros.
Texto: Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908