Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Alunos de escolas públicas...

Alunos de escolas públicas de Videira aprendem tecnologia em curso desenvolvido com apoio da Fapesc

Estudantes de 13 e 14 anos de escolas municipais e estaduais de Videira, no Meio Oeste catarinense, têm a oportunidade de aprender sobre prototipagem eletrônica e desenvolver projetos que vão de robôs até sensores. No Smartlab, curso maker oferecido pelo Centro de Inovação (CI) de Videira, os adolescentes recebem orientações e têm acesso a ferramentas e materiais necessários para o primeiro contato com o mundo da programação. O projeto é desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Programa de Apoio à Operação da Rede Catarinense de Centros de Inovação.

O curso maker iniciou em maio, com uma turma de 12 participantes, divididos no período da manhã e da tarde. As atividades são realizadas no Centro de Inovação de Videira e irão totalizar 11 encontros, com quatro horas cada.

A gestora do CI, Anna Paula Scalsavara, explica que o Smartlab é um espaço de criação e experimentação onde os jovens podem desenvolver projetos utilizando a plataforma Arduino, um sistema de prototipagem eletrônica de código aberto, que possibilita a criação de projetos. “O objetivo principal é proporcionar aos jovens a oportunidade de aprender sobre ciência, artes, tecnologia, engenharia, matemática ao mesmo tempo em que desenvolvem suas capacidades de criação e experimentação. O curso também quer estimular a colaboração entre os participantes e a busca por soluções inovadoras”, afirma.

Apoio da Fapesc foi essencial

A ideia do Smartlab surgiu há dois anos, com o movimento de ativação do ecossistema de Videira. Nesse contexto, a gestora do CI aponta o apoio da Fapesc como primordial para que o curso fosse implantado. “A Fapesc tem um papel muito importante para o desenvolvimento dos projetos do Centro de Inovação de Videira, pois nos possibilita tirar a ideia do papel e gerar o desenvolvimento de capital intelectual, tornando realidade as iniciativas de inovação, que contemplam pessoas de todas as idades”, salienta Anna Paula.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
Milena Spilere Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts