Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Centro de Inovação Inova...

Centro de Inovação Inova Contestado estimula o empreendedorismo na região

A natureza sempre esteve presente na vida da empresária Luciane Galvão e influenciou na escolha de empreender na área do paisagismo. “Quando menina eu criava buques de flores para minha amada vó. E assim nasceu meu sonho de ter uma floricultura. Meu esposo e sócio também morava no interior e sempre gostou de estar em contato com as plantas”, relembra.

O trabalho dela na conclusão de curso, na faculdade de Design de interiores, foi um projeto que abordou a área da biofilia, o que abriu possibilidades de inovar na área de paisagismo.

Em 2019 a empresa começou o processo de incubação no Centro de Inovação Inova Contestado, em Caçador. No local, ela e o marido, Cristiano Seidel, estruturaram a ideia da empresa e evoluíram para algo melhor, por meio de estudo e oportunidades de desenvolvimento. “No Inova Contestado tivemos mentorias, palestras e orientações profissionais incríveis”, destaca. O processo de incubação durou cerca de um ano. “Foi o momento de andarmos sozinhos, de pensar no futuro e alcançar o mundo através da busca constante por trazer soluções com diferenciais”, relata.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, explica que uma das missões da secretaria é fortalecer a Rede Catarinense de Centros de Inovação e aproximar o Governo do ecossistema. “Estamos ouvindo os gestores dos centros, conectando com empresas para promover a inovação aberta visando desenvolver ainda mais o setor produtivo e de tecnologia e inovação em Santa Catarina”, destaca.

Nestes quatro anos de existência, o Centro de Inovação Inova Contestado já ofereceu suporte na criação, estruturação, aceleração e maturação para cerca de 50 empresas. “A inovação é o processo de transformar uma ideia em um negócio, gerador de ativos financeiros, sociais e humanos para o desenvolvimento de uma região e colocamos em prática no Centro Inova Contestado”, destaca Edson Fezer, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo de Caçador.

Design biofílico e tecnologia

É uma macrotendência na área da arquitetura e paisagismo. A ideia do design biofílico é reconectar o homem ao ambiente natural. Por meio do paisagismo, da arquitetura e do design, promove o resgate da conexão com a natureza. “Levar plantas naturais aos ambientes e torná-los mais agradáveis é algo que inspira, e esse é o nosso trabalho: fazer com que as pessoas possam se conectar com a natureza, mesmo em ambientes fechados, como escritórios. Hoje temos a tecnologia como nossa aliada, podendo transformar ainda mais ambientes com jardins verticais, telhados verdes, vasos irrigados, jardins com irrigação automatizada, entre outras soluções, todas com uma infraestrutura pensada para o verde”, destaca Luciane.

Avatar
Escrito por:

Maria Canziani | SCTI

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Ver todos os posts