Centro de Ensino Bombeiro Militar conclui primeira turma de Monitor Bombeiro Militar
O Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Florianópolis, concluiu a primeira turma do curso de Monitor Bombeiro Militar. Os novos monitores atuarão na formação dos 250 alunos soldados que passarão a fazer parte da corporação em 7 de agosto deste ano.
O curso, que teve carga horária de 40h/a, reúne conteúdos que destacam os princípios da função de monitor envolvendo noções administrativas, instrução e ensino, recursos humanos e logísticos, procedimentos disciplinares, ética e cidadania, ordem unida, comunicação social e apoio psicológico.
A turma foi composta por bombeiros militares do CEBM dos municípios de Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Joaçaba e Rio do Sul, municípios que sediarão as unidades de ensino fora da sede (UEFS).
O monitor é aquele que observa, aconselha e adverte. Que atua como mediador, facilitando o processo de aprendizagem prezando pela conduta ética militar, o cumprimento da legislação e as regras disciplinares, apresentando a rotina militar e os princípios da corporação aos novos soldados do CBMSC.
Sob a coordenação acadêmica da subcomandante do CEBM e comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), major Juliana Kretzer e coordenação logística do capitão Diego Medeiros Franz, o curso contou com a participação dos instrutores que já atuavam nesta função, além de colaboradores como o subtenente RR Alexandre Sampaio, a cabo Mariana Gabriella Sdrigottie e o cabo Rodrigo Rodrigues.
O subtenente RR Marcos Antônio Amorim, que atuou por 10 anos no CEBM, esteve presente no encerramento do curso e compartilhou sua experiência.
Ao longo da capacitação foi destacado aos monitores em formação que o exemplo pessoal é a maior ferramenta de liderança e a monitoria e conduta ética são elementos fundamentais para a formação dos bombeiros militares.
Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC