Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Agente de perícia Nivaldo...

Agente de perícia Nivaldo de Farias é bicampeão da Volta a Santa Catarina em mountain bike

Repetindo o feito conquistado no ano passado, o ciclista e agente de perícia da Polícia Científica, Nivaldo de Farias, sagrou-se campeão da XXIII Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, evento realizado entre os dias 8 e 11 de junho na cidade de Campo Alegre, no Planalto Norte. A tradicional competição reuniu os melhores atletas do ciclismo catarinense e recebeu também competidores de outros estados.

Foram quatro dias intensos percorrendo trilhas, matas e montanhas em cenários belíssimos, porém, extremamente desafiadores para os atletas. Embora as competições ciclísticas por etapas sejam sempre muito desgastantes, Nivaldo conta que a prova realizada em Campo Alegre apresentou trechos bastante complexos. A exemplo do percurso conhecido como etapa Rainha, trajeto de 92km com ascensão acumulada de 2.100 metros e uma serra com 20 km de subida.

“Era a terceira etapa da competição e eu já estava com desgaste físico acumulado dos dias anteriores. Felizmente, consegui imprimir um bom ritmo e vencer a etapa Rainha, seguindo para a quarta e última etapa com uma vantagem de três minutos sobre o concorrente direto. A Volta a Santa Catarina é umas das provas mais tradicionais do estado, por isso, faltam palavras para descrever a alegria de conquistar esse bicampeonato”, declara.

Fora o título de campeão geral na categoria Master B2, o agente de perícia que atua no Núcleo Regional da PCI em Tubarão alcançou o lugar mais alto do podium em todas as quatros etapas da competição. Nivaldo de Farias revela que o segredo para o bom desempenho esportivo está no comprometimento com os treinamentos físicos, alternados a períodos estratégicos de descanso, sem esquecer de uma boa alimentação.

Agora o ciclista segue disputando as etapas do campeonato Catarinense, de olho no campeonato Brasileiro que será em setembro de 2023.

Fotos: Divulgação/PCI.

Incentivo aos colegas

Além de parabenizar o agente Nivaldo por mais uma conquista importante em sua bela trajetória esportiva, a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, agradeceu o efeito positivo que suas façanhas têm promovido dentro da instituição. Andressa conta que a divulgação institucional das performances do ciclista já despertou o interesse de outros servidores pelo esporte.   

“Fiquei muito feliz em saber que o Nivaldo tem sido procurado por alguns colegas da PCI para conversar e pegar dicas sobre como iniciar no ciclismo. Além de um incentivo fantástico para disseminar a prática de atividades físicas, o sucesso do colega é combustível para os projetos que a Polícia Científica está desenvolvendo com foco na saúde e bem-estar dos servidores”, reconhece.

Andressa Fronza relata que as ações internas de saúde começam a ganhar corpo a partir do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Saúde do Servidor, com apoio da Academia de Perícia. E destaca a recente criação de uma rede com 40 servidores voluntários – de todas as regiões e unidades da PCI – que passam a atuar como membros de apoio do núcleo. Dessa forma, será possível identificar com mais precisão as demandas regionais e estabelecer uma comunicação mais eficiente para promoção das boas práticas de saúde.

Avatar
Escrito por:

Polícia Científica

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts