Projeto da CASAN planta 600 árvores em estação de tratamento de esgoto de Concórdia
Um projeto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), em Concórdia, vai transformar a paisagem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE II) localizada no bairro Santa Rita. Isso porque funcionários da Companhia plantaram aproximadamente 600 mudas de árvores no terreno com objetivo de compensar a emissão de gases que evaporam durante o processo de tratamento dos efluentes.
As mudas vieram de doações e incluem espécies nativas como Pau-Brasil, Cedro Vermelho, Erva-Mate e Ipê Amarelo, entre outras. O plantio de árvores é uma técnica comum para neutralizar as emissões de CO2 na atmosfera e, dessa forma, frear o aquecimento global.
O projeto de reflorestamento foi desenvolvido pelo instalador hidráulico/sanitário Diego Reginatto e pelo agente administrativo Sandro Luiz Borges, ambos da Agência da CASAN de Concórdia. A execução foi em um terreno ocioso junto à ETE. “A área reflorestada não era utilizada e necessitava de roçadas periódicas, recursos materiais e humanos”, explica a chefe da Agência, Janete Farenzena.
A Companhia vai acompanhar o crescimento das árvores por cerca de 2 ou 3 anos, período em que as plantas necessitam de adubação e irrigação constantes. A água virá do tanque decantador da ETE – equipamento que realiza a separação entre sólidos e líquidos por gravidade.