Ministério da Integração vem a Santa Catarina conhecer exemplos de prevenção a eventos climáticos extremos
Após uma semana de registros de fortes chuvas em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello recebeu em Florianópolis, neste sábado, 17, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros.
O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil, onde eles conheceram o modelo catarinense, que conseguiu minimizar ocorrências e, felizmente, enfrentar a passagem de um ciclone extratropical que atingiu o município de Praia Grande, mas sem registro de vítimas.
O governador agradeceu a presença dos ministros, que fizeram uma demonstração de preocupação com Santa Catarina e falou do trabalho da Defesa civil diante do evento climático:
SONORA
A comitiva esteve no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que é reconhecido como um modelo nacional.
O ministro Paulo Pimenta disse que o Governo Federal deve ajudar na reconstrução da infraestrutura afetada pelas chuvas e falou das ações da Defesa Civil de Santa Catarina.
SONORA
A equipe do ministério também conheceu os projetos, que levantam a importância de compartilhar o conhecimento na área de prevenção a desastres.
O ministro Waldez Góes comentou sobre a importância do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil:
SONORA
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil adiantou que está em conversas com o Estado para levar para todo país um exemplo desenvolvido em Santa Catarina: o programa Defesa Civil na Escola. A iniciativa prevê ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrências de eventos climáticos adversos.
Repórter: Kenia Casagrande