Fotógrafo Sérgio Giron expõe trabalhos que retratam pesca artesanal na Biblioteca Pública de Santa Catarina
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) recebe de 26 de junho a 24 de julho a exposição O dia que deu peixe, de Sérgio Giron, que retrata imagens da pesca artesanal em Florianópolis. A visitação é gratuita e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no hall de entrada da Biblioteca.
A exposição fotográfica é uma narrativa visual que rememora e procura deixar vivo na história o dia em que mais peixes foram capturados em um lanço na praia do Campeche, em Florianópolis. Em 28 de junho de 2018, a canoa Carrochinha, do antigo rancho do seu Chico, hoje do Fábio, capturou 6.620 tainhas sob o comando do patrão Amilton. Uma data histórica para aqueles que cultivam e mantêm a tradição da pesca artesanal.
Alegria e felicidade estão nos rostos de todos que participaram desta histórica jornada e foram retratatos por Giron: patrão, remeiros, chumbeiros, camaradas e população que esteve presente em algum momento deste dia em que, devido à quantidade de peixes, a pescaria durou das 10h até perto das 22h. A exposição procura contribuir para a preservação da memória e a valorização desta importante atividade pesqueira artesanal da cidade de Florianópolis.
Serviço:
- O quê: Exposição fotográfica O dia que deu peixe, de Sérgio Giron
- Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
- Rua Tenente Silveira, 343 – Centro – Florianópolis
- Visitação: de 26 de junho a 24 de julho de 2023. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
- Entrada gratuita
Informações adicionais
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br