Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Em encontro de secretários...

Em encontro de secretários da Segurança Pública, SC debate ampliação do combate a crimes em fronteiras

Fotos: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo

(Fonte: SSP-SC e assessoria de imprensa da SSP-SP)

Santa Catarina participa do 2º Encontro do SULMaSSP, em São Paulo. O evento tem como objetivo integrar as forças de Segurança Pública dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Participam secretários de Estado da Segurança Pública dos cinco Estados. As reuniões visam ampliar a atuação conjunta no combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças. Outras autoridades das forças de segurança, como os comandantes-gerais das Polícias Militares e os delegados-gerais das Polícias Civis, bem como os coordenadores dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e os secretários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), também participam.

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina Paulo Cezar Ramos de Oliveira e os comandos das Polícias Militar e Civil do Estado marcam presença.
Para o secretário da Segurança Pública de SC, o encontro propicia a análise de medidas práticas, concretas e consistentes na segurança pública. O secretário de SC defendeu a importância de abordar o tema da tecnologia, mas mencionou que a integração entre as forças policiais dos Estados, como as Polícias Civil e Militar, tem sido responsável pelos resultados positivos alcançados. “Já podemos perceber que a união das forças produz resultados favoráveis na ponta ao cidadão para ele desenvolver as suas atividades”, assinalou.

Operações

O primeiro encontro, em Curitiba em março, marcou o início dos trabalhos de cooperação entre os Estados. De lá para cá, diversas operações que envolvem um conjunto de ações coordenadas entre as forças de segurança dos Estados foram realizadas pelas polícias. Tais como pontos de bloqueios na divisa entre os Estados; patrulhamento em rodovias; patrulhamento e abordagens a veículos e pessoas; identificação e monitoramento de possíveis infratores; patrulhamento marítimo; abordagem de embarcações; patrulhamento aéreo; patrulhamento ambiental e ações de repressão qualificada.

As ações possuem o objetivo de prevenir e combater a entrada ilegal de drogas, armas e outros produtos contrabandeados. Além de prender quadrilhas e organizações criminosas que operam nas regiões de fronteira do país.

“Quero parabenizar o comandante e secretário da segurança pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, pela iniciativa desse conselho de secretários, comandantes e delegados gerais para que esses estados possam conversar. É muito importante essa união, esse compartilhamento de dados, de informações, de ações positivas que dão certo em outros estados, inclusive de inteligência entre as polícias e secretarias de segurança pública no combate, em especial, ao crime organizado no Brasil”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo Guilherme Muraro Derrite.

Também participam pelas forças de segurança de SC o secretário-adjunto da SSP-SC, Freibergue Rubem do Nascimento; o comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o chefe do Estado-Maior da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen; o delegado chefe de gabinete da Delegacia Geral da Polícia Civil de SC Marcelo Nogueira, que representa o delegado-geral da Polícia Civil de SC Ulisses Gabriel, e o diretor de Inteligência Estratégica da SSP-SC, coronel Junio José de Oliveira.

Sediado pela secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e realizado no prédio da Fiesp, o evento continua nesta quinta-feira, quando serão apresentados os resultados do encontro em uma coletiva de imprensa, às 17h.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts