Escola estadual de Chapecó irá representar o país em competição de robótica internacional
Destaque nas áreas de pesquisa e inovação educacional, a Escola de Educação Básica Bom Pastor, localizada em Chapecó, irá representar Santa Catarina e o Brasil na Fira Roboworld Cup 2023 (Copa do Mundo de Robótica), que ocorrerá de 17 a 21 de julho, na Alemanha.
Fundada em 1947, a instituição é uma das maiores escolas estaduais em número de alunos – mais de 2.000 estudantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Desde 2014, a Bom Pastor aposta em um modelo de parceria entre professores e alunos na realização de projetos que vão além do ensino em sala de aula e tem resultado em um aprendizado diferenciado e reconhecido por meio de premiações.
A Oficina de Robótica representa o projeto mais antigo da Bom Pastor. Idealizada pelo professor de matemática Carlos Rutz, a iniciativa coleciona mais de 40 troféus em competições regionais, nacionais e internacionais de robôs montados do zero.
No início da Oficina, eram construídos pequenos protótipos, a partir de ideias dos estudantes para solucionar problemas. O trabalho foi evoluindo e assim, a participação em competições iniciou. Em 2016, a equipe chegou, pela primeira vez, a uma final de campeonato. Dois anos depois, foi vencedora do Torneio Internacional de Robôs, em São Paulo, que reuniu participantes do Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Peru.
Para participar, os alunos precisam estar no Ensino Médio. Todos os anos, são abertas 20 vagas, 10 para alunos e 10 para alunas, que não precisam ter conhecimentos prévios de programação e nem ser experts em exatas. No primeiro ano, os participantes recebem orientação de Rutz e de estudantes que estão há mais tempo no programa. A partir do segundo ano de projeto, os alunos que se destacam viram monitores.
Aprovação em edital da Fapesc
Recentemente, a Oficina de Robótica foi contemplada na chamada pública Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que visa o Fomento à Participação em Feiras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Com o recurso de R$ 80 mil, quatro alunos e o professor Carlos Rutz irão participar da Copa do Mundo de Robótica. A Bom Pastor será a única escola catarinense com equipe de Ensino Médio a participar da competição mundial.
Mais informações
Fernanda Kleinebing
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
(49) 9 9948-9279