Secretaria da Educação promove capacitação sobre Censo Escolar 2023 e avaliações de larga escala
Com o objetivo de conscientizar as coordenadorias regionais da educação sobre a importância do Censo Escolar e das avaliações educacionais, a Secretaria de Estado da Educação (SED) está promovendo capacitação com os Coordenadores Regionais e Interlocutores, a respeito das Avaliações de Larga Escala e do Censo Escolar de 2023. O evento, realizado em Florianópolis, acontece até sexta-feira, 16.
O curso é ministrado pela Gerência de Estatísticas e Avaliação (GAEBE), da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais e visa capacitar os Coordenadores Regionais do Censo Escolar para executarem as atividades relacionadas ao Censo Escolar da Educação Básica, desde o seu planejamento e coordenação, até o acompanhamento das declarações informadas pelas escolas públicas e privadas no sistema Educacenso.
Nesta terça-feira, 13, no primeiro dia de curso, o foco foi em temas de avaliação educacional, como SAEB, IDEB, Indicadores, Painéis Educacionais, Avaliação Institucional, Avaliações Internacionais, Exames Educacionais e o uso de dados das avaliações em larga escala. Nos próximos dias, o preenchimento correto do Censo Escolar será o foco da formação continuada.
“O Censo Escolar desempenha um papel fundamental no planejamento e implementação de ações direcionadas à qualidade da educação em Santa Catarina. A partir desses dados, são formuladas políticas públicas que visam atender às necessidades reais. Por esse motivo, é fundamental conscientizar as escolas sobre a importância de os diretores preencherem os dados de forma precisa e fiel à realidade”, destacou Patrícia Lueders, Secretária Adjunta da Educação, durante sua fala de abertura.
Com o objetivo de conscientizar as escolas sobre o preenchimento da pesquisa, e por meio de um trabalho com coordenadores regionais de educação, a SED realiza uma campanha nas 1053 escolas estaduais sobre o censo escolar. Entre as ações sugeridas pela secretaria às escolas, está a conversa com professores e alunos sobre a importância da pesquisa para os indicadores educacionais do país e outras atividades pedagógicas.
Entenda a importância do Censo Escolar
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais, de âmbito
nacional realizado, anualmente, e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A pesquisa conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que
abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
Em sua primeira etapa, o Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, gestor, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.
Na segunda etapa do Censo, a coleta dos dados de rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) dos alunos, juntamente a avaliação do Inep (SAEB), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
Mais informações
Fernanda Kleinebing
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
(49) 9 9948-9279