Censo Escolar: em parceria com Fecam, Undime e TCE, Secretaria da Educação orienta municípios sobre o preenchimento correto da pesquisa
Na tarde desta terça-feira, 6, a Secretaria de Estado da Educação (SED) participou de uma reunião online em parceria com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina (Fecam), União dos dirigentes municipais de Santa Catarina (Undime) e o Tribunal de Contas de SC, para orientar os coordenadores municipais do Censo Escolar sobre a importância do preenchimento da pesquisa.
Os dados escolares coletados no Censo são a base para o repasse de recursos do governo federal e estadual e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A pesquisa é realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
A Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destacou a importância da colaboração entre estado e municípios catarinenses. “Todas as escolas devem preencher a pesquisa, por isso, é importante conscientizar todos os níveis da educação para que os diretores das escolas preencham os dados de maneira fidedigna à realidade das escolas”, finalizou Patrícia.
A live contou com apresentação sobre a pesquisa e cada etapa de coleta e explicações sobre o preenchimento do sistema.
Etapas do levantamento
A primeira etapa do levantamento iniciou em 31 de maio e vai até 31 de julho e visa coletar as informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, estudantes e profissionais escolares em sala de aula, nas diferentes fases e modalidades da educação básica e profissional. O dia 31 de maio é a data base para a pesquisa.
Na segunda etapa do Censo, serão apuradas as informações de rendimento (aprovado e reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar e falecido) dos alunos declaradas na primeira etapa de coleta. Essa fase inicia no dia 01 de fevereiro de 2024 e vai até 11 de março de 2024.
A coleta do Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, além do Atendimento Educacional Especializado e Atividade Complementar.
Secretaria da Educação realiza campanha sobre o Censo nas escolas estaduais
Com o objetivo de conscientizar as escolas sobre o preenchimento da pesquisa, e por meio de um trabalho com coordenadores regionais de educação, a SED realiza uma campanha nas 1053 escolas estaduais sobre o censo escolar. Entre as ações sugeridas pela secretaria às escolas, está a conversa com professores e alunos sobre a importância da pesquisa para os indicadores educacionais do país e outras atividades pedagógicas.
Secretaria de Estado da Educação
Fernanda Kleinebing
(48) 9 9948-927