SC é destaque na cerimônia da Olimpíada Brasileira de Matemática com 92 estudantes catarinenses premiados
Santa Catarina foi destaque na 16ª e 17ª Cerimônia de premiação de medalhistas olímpicos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada na tarde desta segunda-feira, 5, em Florianópolis.
O estado foi escolhido para sediar a cerimônia por causa da grande adesão das escolas e representatividade para a OBMEP. Foram 92 estudantes catarinenses premiados, uma das maiores delegações entre os ganhadores.
Para a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, a competição é um estímulo a mais para o aprendizado dos estudantes:
SONORA
As premiações são divididas em três níveis: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os medalhistas receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, como destaca a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos:
SONORA
Durante o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), um dos órgãos realizadores da olimpíada, vai apoiar financeiramente a criação da graduação em matemática no instituto:
SONORA
O ministro da Educação, Camilo Santana, comenta a importância da competição na vida dos estudantes brasileiros:
SONORA
A estudante Camila Ansiliero tem 14 anos do Centro Educacional Municipal de Iomerê, no Meio-Oeste catarinense, foi medalhista de ouro e fala da experiência de participar pela primeira vez da OBMEP:
SONORA
Repórter: Marcos Lampert