Polícia Científica participa do lançamento da FrenID em Brasília
Foi lançada na última quarta-feira, 24, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista para garantia do direito à identidade (FrenID), cujo objetivo é consolidar a emissão da carteira de identidade nacional em todos os estados e promover o acesso dos brasileiros ao serviço de identificação. A Polícia Científica de Santa Catarina prestigiou a solenidade realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, representada pela perita-geral Andressa Boer Fronza e pela diretora de Identificação Civil e Criminal, perita Cássia Regina Roman da Rosa.
Para a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Fronza, o principal benefício a ser promovido pela iniciativa é de garantir cidadania a toda a população. Andressa destaca que a carteira de identidade nacional (CIN) é o caminho para que o Brasil não tenha mais cidadãos “invisíveis”, à margem de seus direitos e deveres. E ressalta ainda a segurança que o novo modelo de documento proporciona, concentrando o cadastro civil em um só banco de dados nacional.
“Para a Polícia Científica e o Governo do Estado de Santa Catarina, cada avanço e cada conquista relacionada à carteira de identidade nacional é comemorada como uma vitória estadual, visto que a unificação nacional de dados civis era o objetivo do projeto catarinense do Número Único, criado de forma pioneira em 2021. Iniciamos as operações de emissão da CIN no dia 08 de março em todo o estado e em dois meses assumimos a liderança nacional em volume de emissões, com mais de 130 mil documentos entregues”, revela.
Alinhamentos e novas ações
Embora o estado seja líder na emissão da carteira de identidade nacional, a diretora de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, perita Cássia Rosa, destaca que a instituição está focada em ampliar cada vez mais o serviço. Por isso, ainda em Brasília estiveram reunidas com a equipe da Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC), com a qual discutiram assuntos relativos à emissão do documento.
Cassia Rosa revela também que a PCI está implementando melhorias no processo de atendimento devido à demanda crescente pelo serviço, principalmente, nos grandes centros. “Com o apoio do Governo do Estado e do Ciasc, estamos aprimorando o sistema, capacitando novos operadores, adquirimos novos Kits de identificação e ampliamos o número de vagas em algumas cidades. Estamos focados em garantir um atendimento cada vez melhor aos cidadãos”, afirma.
A diretora de Identificação da PCI faz um apelo aos cidadãos para que nesse momento procurem pelo serviço de emissão da carteira de identidade apenas em casos urgentes. Os modelos de carteira de identidade anteriores à CIN serão válidos até 2032 em todo o território nacional, portanto, todos terão muito tempo para renovar seus documentos.