Policiais mortos em serviço são homenageados pela PMSC
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), dentro das solenidades em comemoração dos seus 188 anos, realizou nesta quarta-feira, 17, no Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis, a cerimônia em homenagem aos policiais mortos em serviço.
A solenidade lembrou que, com o comprometimento da própria vida, os policiais ergueram e continuam a sustentar as colunas da corporação, reverenciando a memória dos homens e mulheres, que, por meio de seus atos de bravura, permanecem vivos na memória da corporação.
Ao som da canção “A conquista do paraíso”, os alunos do Curso de Formação de Sargentos da PMSC conduziram, em passo marcado, uma coroa de flores até o Obelisco da corporação, sendo colocadas pelo comandante-geral e subcomandante-geral no monumento.
Na oportunidade, a presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina, tenente-coronel RR e poetisa, Edenice Fraga, leu um poema em homenagem aos policiais militares mortos em serviço. Além disto, houve uma breve mensagem do capelão da corporação, major Alex Thomaz de almeida.
Participando da solenidade, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que “essa é uma singela homenagem aos policiais que deram suas vidas para cumprirem com o dever de proteger a sociedade, assim como fizemos em nosso juramento. Em referência ao hino da nossa corporação, que os homenageados ‘Jamais sejam por nós esquecidos’”.
Foram citados os policiais falecidos em serviço desde a homenagem ocorrida em 2022, sendo eles o cabo Marcelo Rodrigo de Camargo Sene e o 2º sargento Manoel Jailson Adriano.