Jorginho Mello entrega o Projeto de Lei que cria o Universidade Gratuita para análise dos Deputados Estaduais
O governador Jorginho Mello entregou na manhã desta terça, 16, o Projeto de Lei que cria o Universidade Gratuita para análise da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Com investimento previsto de R$ 1,2 bilhão até 2026, expectativa é de que o programa esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano. A ideia é atender pelo menos 30 mil acadêmicos em 2023, chegando a 75 mil em 2026.
Também foi entregue nesta terça o Projeto de lei que amplia o sistema de bolsas para estudantes das instituições particulares de ensino superior, que não fazem parte do Sistema Acafe.
Jorginho Mello destaca a importância das ações para o desenvolvimento educacional, social e econômico do estado:
SONORA
Para o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, os projetos são fundamentais para dar novas oportunidades aos estudantes catarinenses de cursarem uma faculdade:
SONORA
Para participar do Universidade Gratuita, os estudantes precisam seguir uma série de pré-requisitos, como residir em Santa Catarina há pelo menos cinco anos, ter uma renda máxima, sendo que a preferência sempre será dos mais carentes, e, preferencialmente, ter frequentado o ensino médio em escolas públicas.
O Programa prevê, ainda, que a cada dois alunos pagos pelo Estado, pelo menos um será pago pela Acafe.
Repórter: Marcos Lampert