Artesãos desembarcam em Florianópolis para Feira Internacional de Artesanato e Decoração
Florianópolis será o palco para a 9° Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que será realizada no Centro Sul entre 20 e 28 de maio. Além de peças artesanais de várias regiões do Brasil, a feira vai reunir trabalhos de 14 países. O evento tem apoio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e a programação inclui exposições dos produtos, além de rodada de negócios, emissão da carteira do artesão e apresentações culturais.
O Governo de Santa Catarina, por meio de um edital, selecionou 12 artesãos para categoria individual e 5 entidades representativas ou grupo informal para participar como expositores. Além disso, profissionais de outras partes do Brasil e do mundo estarão presentes na Feincartes. Estão confirmados produtos da África do Sul, Argentina, Colômbia, Egito, índia, Indonésia, Marrocos, Peru, Quênia, Rússia, Senegal, Tailândia, Tunísia e Turquia.
Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, feiras como essa são uma abertura de portas para esses profissionais. “Além de consumidores diretos, as feiras garantem oportunidades de negócios e encomendas. Também é um espaço importante para gerar trabalho e renda”, enfatiza.
O diretor de emprego e renda, Carlos Alberto Arns Filho, destaca que a participação em feiras nacionais de artesanato é de grande importância devido à presença de lojistas e apreciadores de artesanato, dando visibilidade ao trabalho diverso e criativo dos artesãos catarinenses.
A secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (Ceaes), Fabiana Lopes Ribeiro, conclui que Santa Catarina terá um espaço especial na Feira. “O diferencial do evento, além da troca de experiência entre os próprios artesãos, é o fortalecimento da atividade no sul do país, com visibilidade internacional”, explica.
Participação de indígenas do estado também é garantida
A Diretoria de Emprego e Renda da Sicos levará 11 indígenas artesãos das tribos Xokleng, Guarani e Kaingang para participarem da feira. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin) e a Sicos estão apoiando a vinda desses indígenas para a Feincartes.
Emissão da Carteira Nacional do Artesão
A Carteira Nacional do Artesão é um documento que permite muitas vantagens, como a participação dos profissionais em feiras em todo o país, além de outros benefícios. Os avaliadores estarão entre 22 e 26 de maio, das 15h às 18h, na Feincartes, para emitir as carteiras. Os artesãos devem levar documentos pessoais no dia e horário previstos. Os documentos necessários são RG, CPF, Comprovante de Residência além de uma peça de artesanato pronta e uma para fazer.
Plantão MEI
O Programa Juro Zero é uma forma de um artesão se tornar microempreendedor individual e uma equipe da Sicos estará presente para tirar dúvidas. As datas do plantão são 22, 24 e 26 de maio, das 15h às 18h, no estande do Governo de Santa Catarina.
Rodada de Negócios
A Sicos e o Sebrae/SC vão realizar uma rodada de negócios para expositores da feira venderem suas peças aos lojistas. As rodadas vão acontecer de forma on-line dia 25, das 10h às 12h, e a etapa presencial, no mesmo dia,25, das 12h em diante. Os artesãos e lojistas que desejam participar devem se inscrever em formulários. Os artesãos devem se inscrever aqui e os lojistas aqui. O prazo para inscrição é 18 de maio.
Texto: Pablo Mingoti
Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço