Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Governo de SC realiza...

Governo de SC realiza força-tarefa pela erradicação do analfabetismo no sistema prisional

Foto: Marco Favero/SECOM

Uma ação da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) em cooperação com a Secretaria de Educação (SED) visa à erradicação do analfabetismo nas unidades prisionais de Santa Catarina até o fim deste ano. Para tanto, neste mês de maio, está sendo realizada uma força-tarefa a fim de articular todas as unidades na organização e realização de provas de sondagem e nivelamento para se conhecer o panorama geral de apenados a serem alfabetizados no estado.

Atualmente, de acordo com a SAP, Santa Catarina registra 24.411 apenados no sistema prisional, destes, conforme dados atualizados em março de 2023, 11.698 envolvidos em atividades educacionais, incluindo o Projeto Despertar pela Leitura.

“Estamos promovendo esse nivelamento, ao passo que também oferecemos oficinas de trabalho em unidades de todo o Estado como forma de ressocialização, para levar pessoas melhores à sociedade”, disse o Secretário da SAP, Edenilson Schelbauer.

De acordo com a Gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da Secretaria de Educação, Beatriz Clair de Andrade, a força-tarefa tem por objetivo identificar o nível de alfabetização de cada apenado sem registro escolar no sistema prisional. “Após essa análise temos condições de qualificar essas pessoas para que saiam da condição de analfabetismo ou semi-analfabetismo”, explicou.

Ederson dos Santos, 28 anos, reeducando do Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, participou da ação e busca uma melhor condição por meio da educação e do trabalho. “Estudar nas horas vagas é importante para conseguir um serviço melhor quando sair daqui”, disse.

Tabela Ensino Básico 2023/Fonte: SEDUC

Em atenção ao Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, o qual se orienta pela garantia da universalização do Direito à Educação, a SAP juntamente com a SED realizará durante este mês ações nas unidades prisionais do Estado que necessitarem ações educacionais desta força-tarefa. No fim de maio será emitida uma declaração com o resultado geral de todas as unidades mapeadas para saber com exatidão o trabalho de desenvolvimento educacional a ser realizada em cada uma especificamente.

:: Veja mais fotos aqui

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support