Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Polícia Civil leva o...

Polícia Civil leva o Programa de Orientação a Cidadania para escola municipal de Criciúma

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Operações com Cães, Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Criciúma, da 6ª DRP, realizou nesta sexta-feira, 12, as atividades de encerramento da semana de ações do Programa K9 na Escola, na EEB Pascoal Meller, no Bairro Santa Augusta, em Criciúma. A iniciativa leva cães farejadores usados nas ações policiais para as unidades escolares.

O programa tem por objetivo integrar e aproximar a Polícia Civil das crianças em idade escolar para proporcionar, de forma lúdica, esclarecimentos sobre segurança e lições de cidadania.

“A sensibilização começou na terça-feira quando uma agente de polícia e uma pedagoga conversaram com cerca de 60 estudantes e distribuíram material pedagógico. Os alunos puderam fazer perguntas e ter contato com a K9 LUAH. As crianças também receberam o distintivo de Policial Mirim. Foi uma experiência muito enriquecedora”, disse a criadora do projeto, a policial civil Sandra Marcia Carvalho Vaz, componente da Coordenadoria de Operações com Cães da PCSC (NOC/Criciúma).

Como nasceu o “K9 na Escola”?

O K9 na escola nasceu da observação da Policial Civil condutora do cão de faro, que percebeu que a presença do cão tornava o ambiente menos tenso para algumas crianças em algumas áreas onde eram deflagradas as operações policiais. Estas crianças se aproximavam encantadas ao ver o cachorro policial. Surgiu então a ideia de orientar crianças sobre o que é e o que faz a Polícia Civil, assim, mostrando a estas crianças que não importa de onde venham, elas podem sim ser pessoas de bem em qualquer profissão que escolherem.

Sendo assim, a Polícia Civil buscou a parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, que prontamente forneceu uma Orientadora Pedagógica para a elaboração e suporte do “Programa de Orientação à Cidadania – K9 na Escola”. O programa tem por objetivo geral promover a cidadania por meio de atividades socioeducativas, aproximando a Polícia Civil/Coordenadoria de Operações com Cães da sociedade, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, conscientizando assim as crianças sobre práticas de cidadania.

Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a sociedade catarinense viveu um momento diferenciado e precisa da união de todas as forças de segurança para garantir um clima tranquilo nas escolas. “O ProCivil já deu mostras de ser uma ação eficiente e agora ganha um novo impulso com a formalização desta parceria com a secretaria de Educação”, disse Ulisses Gabriel.

O projeto é de autoria da policial civil Sandra Marcia Carvalho Vaz, componente da Coordenadoria de Operações com Cães da PCSC (NOC/Criciúma) e condutora do cão de faro Luah, que faz parte do NOC e atua em todo estado. Importante destacar a cooperação da pedagoga Cinara Lino Coloneti, professora cedida pela Secretaria de Educação do município.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support